A Semântica do Natal
“Feliz Natal”. Bom, a primeira coisa que a gente pensa é: “o que é Natal?”. Muitos vão dizer que é mais uma festa criado pelo mercado pra aquecer as vendas e estimular o consumo, fazendo girar a economia. É até verdade que o natal seja usado para isso, mas por detrás disso, tem outra explicação que é anterior.
Para o mundo ocidental, essa data é comemorada como o nascimento de Jesus, o que leva à próxima pergunta: “ e quem é Jesus?”. Aí vem a resposta clássica: “é o filho de Deus”. Tá bom, então quer dizer que o mundo ocidental comemora o nascimento do filho de Deus, o qual nasceu no mundo oriental? Aí eu poderia fazer vários outros questionamentos, tipo: “e o que isso tem haver comigo?”; “Por que desejamos que esse dia seja ‘feliz’?”; “O que o filho de Deus veio fazer na terra?”; “quem prova que ele era mesmo o filho de Deus?”.
Acho que muitos desses questionamentos surgem porque em mais de 2.000 anos de cristandade (notem que não falei “cristianismo” – estou usando o termo ‘cristandade’ como as formas históricas do cristianismo e ‘cristianismo’ como o conteúdo essencial da vida e obra de Cristo), algumas coisas foram deturpadas.
Apesar de o cristianismo ser atualmente mais marcante no mundo ocidental, ele começou no mundo oriental, pois Jesus era um judeu, nascido em Nazaré, na Palestina. Conforme alguém disse uma vez: "No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a igreja chegou à Grécia e tornou-se numa filosofia. Depois, chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, à Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente, chegou à América e tornou-se um negócio" (Richard Halverson). Eu ainda acrescentaria que quando chegou ao Brasil tornou-se um evento.
Mas a mensagem que quero deixar é aquela que começou com aqueles primeiros homens e mulheres na palestina e que, apesar dos inúmeros desvios ocorridos na história, ainda tem muita gente fazendo aquilo era feito lá no começo.
As implicações de ser Jesus, de fato, o filho de Deus, são muitas. O conceito de alteridade permite dizer que nós dependemos uns dos outros, e é no encontro com o outro que descobrimos quem somos. Creio que a resposta à questão existencial do homem de saber quem ele é enquanto “ser”, só é elucidada quando nos encontramos com o “totalmente Outro”. Esse “totalmente Outro” revela para nós uma natureza totalmente distinta da nossa, e só aí podemos ver em que situação nos encontramos enquanto seres humanos.
Crendo que Jesus, mesmo sendo homem, também era Deus, vemos que Ele revela a natureza divina. Vendo a natureza divina, conhecemos o “totalmente Outro” e nos deparamos com a mísera realidade existencial em que nos encontramos, desprovida dos mais altos valores, os quais, por mais que a lei tente impor, jamais conseguimos alcançá-los por nós mesmos. É o que vemos no personagem de Alex, em “Laranja Mecânica (1971)”, de Stanley Kubrick. Por mais que a gente tente pela força domar o instituto perverso do ser humano e fazê-lo comportar-se bem em sociedade, não é assim que conseguimos ter uma vida plena, completa de significado e construir um mundo justo e de paz.
Creio que Jesus veio revelar quem Deus é e como o homem deve ser. Com a sua vida e seus ensinamentos, mostrou a natureza de Deus e o quanto o homem encontrava-se distante de Deus em razão do modo como levava a vida. Há uma dicotomia entre Reino de Deus e reino dos homens. A mensagem de Jesus é o anúncio do Reino de Deus, a chegada de um governo em que as inimizades que separam o homem em suas dimensões de relacionamento: Deus – o próximo – meio ambiente, são quebradas. É o surgimento de uma nova sociedade, com a redenção de todo o cosmos.
Porém, esse discurso não agradou a todos, tanto o é que mataram Jesus, querendo prevalecer o reino dos homens sobre o Reino de Deus. É aí que está o ponto: Deus não faz prevalecer seu Reino na base do poder e da força, mas na base do amor. Por isso que a máxima revelação da natureza de Deus ao homem não foi em forma de um cataclisma ou uma grande explosão no universo, mas em forma de uma criança, numa manjedoura, numa cidadezinha no interior da palestina, há cerca de 20 séculos atrás.
A “vitória” de Deus sobre a morte está no túmulo vazio ao terceiro dia em que Jesus morreu. A nova sociedade, a redenção cósmica, a reconciliação entre o homem e Deus, o homem com o seu próximo e o homem com toda a criação em geral, são todas possíveis porque Jesus foi ressuscitado ao terceiro dia. A grande mensagem que eu creio estar por detrás do singelo “Feliz Natal”, e é com ela que eu respondo aos questionamentos feitos no início, é a de que: Deus amou tanto o mundo, mesmo estando o homem imerso nele, em inimizade com Deus e andando conforme desse na telha, gerando caos a toda crianção e a ele próprio, Deus deu um jeito de redimi-lo. Para isso, fez com que seu filho, que dispunha da mesma natureza que a sua, saísse da transcendência e torna-se imanente, adentrando na criação e mostrando ao homem quem Deus era e como Ele gostaria que o homem fosse. Todos quantos crêem que Jesus era mesmo o filho de Deus e desejam ser redimidos para fazerem parte dessa nova criação, são aceitos por Deus e integram essa nova sociedade, que começa a dar sinais agora e será consumada na história em breve.
Bom galera, é com base nessa perspectiva que finalmente eu desejo a vocês um “FELIZ NATAL!!”. Desejo que o amor que Deus teve para com humanidade a ponto de entregar seu filho único ao sacrifício vicário nos faça voltarmos para Ele e, com isso, restaurar nossa plena comunhão com nosso próximo e todo o meio ao nosso redor. Que possamos nos esvaziar de nós mesmos, como Jesus o fez para tomar a forma humana, só que no nosso caso, para nos deixarmos ser tomados pela índole da natureza divina que Jesus proporciona. Que possamos olhar ao que sofre e estende-lhe a mão, olhando-o não como um objeto de nossa ação altruísta para nos sentirmos bem, mas sim como um semelhante que precisa de nossa ajuda. Ainda, por mais que as pessoas nos tenham deixado marcas, desejo que nós possamos perdoá-las assim como Deus nos perdoa quando nos arrependemos de viver uma vida à sua revelia.
Por fim, desejo que o “Feliz Natal” não seja apenas dito no dia 25/12. A vida que o nascimento-morte-ressurreição de Jesus proporciona extrapola qualquer data simbólica ou símbolo mercadológico. É por isso que o meu “Feliz Ano Novo” vai carregado também com esse desejo de que possamos estender o espírito do natal para o ano seguinte por completo.
E já que celebramos a vitória da “vida” sobre a “morte” e a esperança de um novo mundo de paz e justiça, conquistados pelo amor de Deus, deixo-lhes um texto que retrata que tipo de amor é esse, considerado a moeda de troca no Reino de Deus.
Reynaldo Junior
“¹Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
²E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
³E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.
[Livro: I Coríntios – Capítulo: 13]
Pic Nic - Pq. da Independência 2010
III ABU|Pray
Local: Casa da Pollyana
Metrô mais próximo Santos Imigrantes.
Horário: 22h30
Sairão 2 grupos da Capela do Mack, se você quiser ir com a galera:
Grupo 1 - 20h
Grupo 2 [estudantes da noite] - 22h30
Lanche da Madrugada:
Estamos pedindo, por favor, para que cada um leve algo pra compartilhar com todo mundo na madruga(bolo, pão com patê, bolachas, café, leite, chocolate em pó, sucos, etc...), ok?! :)
É isso!
Bora orar! :D
A carta
No Livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 17 nos versículos 10 e 11 está escrito:
“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”
AcampABU|Mack
Tema do nosso acampamento: Transfusão!
"... para que pudéssemos viver por meio d´Ele." (I João 4:9)
:D Entrem lá para se inscreverem: http://abumack.blogspot.com/p/inscreva-se-tambem.html
Precisamos o quanto antes dessas inscrições, ok?! E elas só serão confirmadas após o pagamento!
Segue + informações sobre o acamp:
Local: Acampamento Cabuçu - Mackenzie (perto de Guarulhos)
Ida: 31/10 - 11h (Capela Mackenzie - R. Itambé)
Volta: 02/11 - 18h
Valor: R$60
Pagar até 15/10 para Kézia (qualquer coisa, escrever para: keziawb@gmail.com) nas reuniões da ABUMackenzie. Aos que preferirem realizar o pagamento por depósito, me mandem email que passo o número da conta.
- Para aqueles que trabalham na segunda-feira:
Há um ônibus intermunicipal que passa em frente ao acampamento e deixa em São Paulo - Estação Tucuruvi :) Ok?!
Estação Tucuruvi > Cabuçu - ônibus: Jardim Acácio
Cabuçu > Estação Tucuruvi - ônibus: Tucuruvi
- Para aqueles que serão mesários no 2° turno das eleições:
Precisamos que vocês se manifestem, pois precisamos saber quantidade de pessoas que se encontram nessa situação e podermos tomar providências para termos vocês com a gente lá, ok?!
Aqueles que tiverem dúvidas, sejam elas quais forem, podem me mandar um email.
Está chegando galera! :D Vamos animar aí!
"E O TEMPO LEVOU"
"E O TEMPO LEVOU..."
"Remindo o tempo; porquanto os dias são maus..." Efésios 5.16
Por Que as pessoas gostam tanto de complicar as coisas? A começar por mim.
"Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias."
Ontem eu estava refletindo sobre tudo isso, e cheguei a seguinte conclusão: "Agente perde muito tempo, e com esse tempo muitas outras coisas."
Nesse fim de semana, como num despertar de conciência, Deus começou a me mostrar as coisas com um novo olhar. Hoje pensando a respeito lembrei de algumas passagens bíblicas. "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;" I Pedro 1.13.
Além da pergunto pricipal me vieram mais 3 perguntas que me levaram ma uma resposta...
1 - Porque escolhi esse curso? (Sou estudante de Desenho Industrial)
2 - Como posso servir a Deus e ao Próximo com a vocação que Deus me deu?
3 - Como posso levar o Evangélio e contribuir para melhorar o mundo onde eu vivo?
Passei a acreditar que essas três questões quando aplicadas em todas as áreas da vida, não só acadêmica como aconteceu comigo mas tambéns em relação a vida como um todo nos faz evitar questões como essa: "Por Que as pessoas gostam tanto de complicar as coisas?"
Se cada vez que tomar-mos decisões, sejam quais forem des das mais complexas como "Qual carreira eu quero seguir" ás mais simples como, "em qual padaria eu vou comprar pão amanhã", evitariamos muitas dores de cabeçe e perdas, principalmente a perda do tempo. Por que não dizer que o tempo é o que mais temos de valioso. Quantas vezes não nos pegamos questionando "a se eu tivesse mais tempo"... Se dependese-mos disso acho que o dia teria 48h, pra dar tempo de fazer tudo o que queremos fazer... MAS.... ai está... O que temos feito com as 24h que Deus nos da de presente todos os dias???
Temos sido sóbrios? Vivido plenamente? Aproveitado cada segundo? O Que o tempo tem levado de nós?
A reposta para todas as Questões é Jesus, e o propósito vida que Ele nos oferece....
"Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias."...
Você paga para não olhar?
Jack, o ator principal, estava com alguns moradores de rua que estavam com uns copinhos na mão, de certa forma esperando que as pessoas que por ali passassem no horário de pico, deixassem algumas moedas para eles. Quando alguém passa e vai jogar um moeda no copo de um dos moradores de rua, deixa essa moeda cair no chão, Jack se abaixa para pegar e diz para recente dono dela: “Ele nem te olhou”, e este então responde: “Eles pagam para não olhar”.
O que Jesus faria? O que você acha que Jesus faria?
Ele simplesmente pegaria as roupas que ele não usaria mais e levaria para doação? Ele simplesmente pegaria os alimentos da dispensa de sua casa, que não serão usados tão cedo e entregaria para alguém doar? Ou Ele mesmo iria até essas pessoas para conhecê-las? Para lhes dar mais do que ‘bens materiais’, como abraço, um momento de escuta, um sorriso, um ‘tamo junto’, alguns olhares, AMOR...?
Acho que as pessoas hoje em dia, independentes das consideradas à margem da sociedade ou do núcleo, estão carecendo de olhares, de abraços, de escutas, de sorrisos, e principalmente de AMOR!
E isso me leva a pensar que Jesus está ficando distante nessa história toda, que as ações d´Ele não tem sido lembradas da forma como eram de fato realizadas, mas sim sendo adaptadas, e cá entre nós, sem necessidade.
O mundo, eu, você... estamos ficando cegos, estamos preferindo pagar para não olharmos para o nosso próximo.
E refletindo nisso e no que Jesus foi capaz de fazer por nós, eu vejo que Ele até pagou, mas pagou para continuar nos olhando, para que pudéssemos continuar vivendo e dando a Ele a oportunidade d´Ele continuar nos observando e compartilhando conosco desses bens não materiais! :D
É isso!
Até porque, você pode ser uma pessoa que está precisando de um olhar, e talvez as pessoas ao seu redor tem pagado para evitar fazer-lhe isso.
Pense e aja com relação a isso!
‘Tamo junto’, ok?
O Shaper
Você é uma linda obra de arte | |||
| Todos nós já sabemos que fazer uma prancha é uma arte que poucos dominam com excelência, não é? Eu admiro bastante a arte de Shapear e apesar do excelente trabalho feito pela máquina ela nunca irá reproduzir o sentimento que o shaper deposita naquele bloco ao tocá-lo. Essa semana estive observando o árduo trabalho daqueles que fazem pranchas de madeira. Parte por parte eles confeccionam pranchas dignas de serem postas na parede de nossas salas. Lindas pranchas! Imagino que dificuldade conectar cada madeira umas nas outras fazendo com que elas pareçam fazer parte do mesmo tronco. Incrível!!! Nunca fui habilidoso ao concertar minhas pranchas, e nunca me arrisquei a shapear, pois sempre reconheci minhas limitações e sempre pensei: “Prefiro deixar para aqueles que fazem com perfeição e extrema paciência!”. A sensação sempre foi que eu estragaria cada bloco que eu tentasse trabalhar. Ao ler a bíblia hoje encontrei uma referência ao grande shaper JC. Não estou falando do shaper havaiano chamado John Carper; falo de outro JC, o Senhor Jesus Cristo. O texto era muito legal, ele dizia assim: “Não é este o carpinteiro filho de Maria...? Marcos 6.3a” É isso ai...Jesus Cristo fazia suas artes. Enquanto homem ele fazia o bom trabalho na madeira, enquanto Deus ele sempre fez e ainda faz maravilhas em nossas vidas. Você já escutou o ditado que diz: “pau que nasce torto, cresce torto e morre torto”. Pois é, aos olhos das pessoas muitas vezes não há solução para aqueles que estão vivendo dias tortos, no erro, na escuridão... Muitos homens e mulheres escutaram essa acusação, mas felizmente caíram nas mãos certas, nas mãos daquele que tem o poder para transformar o “pau torto” numa linda obra de arte, falo de Jesus Cristo. Infelizmente muitos ainda acreditam que esse conserto sairá muito caro e desistem de se aproximar do grande shaper; de fato custou muito caro, mas já está pago! Ele mesmo já pagou e agora só nos resta nos aproximar e confiar no toque de suas mãos a nos “shapear”. Todos que experimentam o toque milagroso do Senhor passa a ser uma peça de honra, bonita e única nessa exposição chamada “Vida”. Vejamos o que a Bíblia Sagrada nos diz a esse respeito: Galera, por mais que todos achem que não tem mais jeito o Senhor permanece operando na vida dos que o buscam sinceramente. Creia nisto e se aproxime do Senhor permitindo que ele faça as devidas transformações necessárias em suas mentes a cada dia. Ele sabe o que é melhor! Qual a forma que você tem tomado ao longo de sua vida? Espero que seja a forma que o maravilhoso “shaper” deseja. Uma semana no amor d’Ele. Marquito Santos é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br Via: www.guiame.com.br |
Primeiro Acampamento da Abu | Mack
Temos uma super novidade pra vcs!
dia 3/out.
- Para reservar sua vaga: envie um email para abumackenzie@gmail.com (com seu nome completo e telefone) ou procure a Damáris ou eu (Kézia) nas reuniões durante a semana.
tem carteira de motorista e pode ir de carro pra lá, nos informe também, tem uma galerinha que se encontra nessas condições, estamos analisando a melhor maneira de vcs irem, ok?
--------------------------------------------------------------------------------------------
Era uma igreja muito engraçada…
Publicado por Vinícius Oliveira | Categoria Externos | Em 03-09-2009
Abu| Mack 2º Semestre - 2010
Está aí o vídeo de abertura pra quem perdeu a primeira reunião desse semestre.
Carta a Um Jovem Evangélico que Faz Sexo com a Namorada
GBU | Mack
Atenção galera!
Amanhã 16/08 começa as reuniões do Grupo Bíblico Universitário (GBU), ainda não temos confirmado todos os lugares, por isso, fiquem ligados e aguardem maiores informações
GBU psicologia será na segunda 12h15, em frente ao prédio João Calvino, entrada R. Consolação.
GBU CCSA no saguão do Prédio T, segunda 12h15 e 17h45.
GBU Faculdade de Direito na área entre quadras abertas e prédio T, segunda 12h15 e 17:45.
GBU Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no DACAM, toda segunda 17:45.
Os outros grupos, serão avisados, assim que tivermos as autorizações para o uso das salas!
A nova reforma Protestante (Trecho - Revista Época)
Por Ricardo Alexandre
EM CONSTRUÇÃO
Ilustração de um monumento em forma de cruz
"
O cirurgião Irani Rosique (sentado, de camisa branca,
"
- »A nova reforma Protestante
Fonte: Revista Época - Artigo completo aqui.